Como baixar e instalar novos plugins e filtros gratuitos no Lightroom

O Adobe Photoshop Lightroom é um editor e organizador de fotos profissional que já é equipado com recursos avançados, mas pode ficar ainda mais completo com a instalação de plugins. Esses complementos, também chamados de Add-ons, podem ser encontrados para baixar gratuitamente no site da Adobe. Lá estão disponíveis efeitos, filtros, funções extras para a edição e exportação.

Lightroom: conheça 10 dicas para deixar o programa rápido

Se preferir, o usuário pode encontrar complementos pagos, para adicionar recursos exclusivos ou mais profissionais ao editor. O procedimento é simples e rápido pelo computador. Para ajudar nessa tarefa, aprenda neste tutorial como fazer o download e instalar os complementos com o gerenciador Adobe Extension Manager.

Veja como baixar e instalar complementos no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja como baixar e instalar complementos no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como encontrar e baixar complementos

Passo 1. Acesse o site de complementos (Add-ons) da Adobe (https://creative.adobe.com/addons?pp=pslr) e, em seguida, clique no botão de “Lightroom”, no menu da esquerda da tela. Note que no topo há opções para buscar plugins, com as opções “Pagos”, “Gratuitos” ou “Tudo”. Você também pode “Procurar” por um complemento específico. Depois, clique no item desejado;

Acesse o site de complementos do Adobe Add-ons para Lightroom (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o site de complementos do Adobe Add-ons para Lightroom (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para adicionar o complemento manualmente, clique “Onde Encontrar” e depois em “Baixar/Instalar de outra maneira”. Confirme em “Baixe usando o Extension Manager” Essa dica é interessante caso você esteja tendo problemas com o Adobe Creative Cloud e funciona para diversas versões do Lightroom com interface em português;

Acesse o item para baixar o complemento pelo Extension Manager da Adobe (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o item para baixar o complemento pelo Extension Manager da Adobe (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3.  Agora você pode fazer o download do complemento no botão de “Baixar”. Aguarde até o plugin ser transferido para seu computador. Nesse processo o computador precisa de conexão com a Internet;

Baixe o complemento no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Baixe o complemento no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Instalar complementos

Passo 4. Agora você vai precisar do “Adobe Extension Manager”  (https://www.adobe.com/br/exchange/em_download/) instalado no seu computador para continuar. Abra o programa, clique em “Arquivo” e confirme em “Instalar Extensão”. Encontre o arquivo do plugin, em formato ZXP, e clique em “Abrir”;

lightroom (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre o complemento no computador pelo Adobe Extension Manager (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. A instalação será iniciada e o programa vai pedir para clicar em “Aceitar” nos termos de uso do Add-on para continuar;

Aceite os termos para continuar a instalação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aceite os termos para continuar a instalação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Pronto. Note que a extensão será adicionada na lista do Adobe Extension Manager e automaticamente integrada ao Lightroom;

O plugin será adicionado ao Adobe Extension Manager (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O plugin será adicionado ao Adobe Extension Manager (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Para confirmar de que o item foi realmente instalado no editor, abra o Adobe Lightroom no computador, clique em “Arquivo” e selecione o “Gerenciador de plug-ins”;

Abra o gerenciador de plugins no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o gerenciador de plugins no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Depois veja que o complemento está na lista do Lightroom. Agora basta clicar em “Ativar” na categoria de status para ligar o recurso no editor.

Garanta que o plugin esteja ativado no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Garanta que o plugin esteja ativado no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Caso o plugin não tenha aparecido na lista do Lightroom, tente reiniciar o programa no computador. Saiba que você também pode usar o Creative Cloud para gerenciar downloads da Adobe, inclusive de outros programas originais.

Adobe Lightroom não abre no notebook Dell, como resolver? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

saiba mais

 

Techtudo

LEAVE A REPLY