Redmi 4 Pro: aprenda como trocar a ROM Shop pela ROM Global

39

O Redmi 4 Pro pode ser uma opção para uma parcela considerável de consumidores que, com a saída da Xiaomi do mercado brasileiro, recorre à importação para adquirir os celulares da companhia. No entanto, ao importar da China, o sistema operacional instalado nos smartphones é a ROM Shop, em vez da ROM Global.

A diferença é que a ROM Shop é da própria loja e não é muito estável. Além disso, em alguns casos, está apenas em inglês ou chinês. A ROM Global, por sua vez, é a oficial da fabricante e, por isso, mais estável. Neste tutorial, você aprende a realizar essa troca e, assim, importar o Redmi 4 Pro da China sem medo sobre a versão do sistema que virá instalada.

Xiaomi em 2016: lançamentos da fabricante no exterior e saída do Brasil

Redmi 4 Pro (Foto: Divulgação/Xiaomi)Redmi 4 Pro: como trocar a ROM Shop pela ROM Global (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. O primeiro passo é se certificar se a ROM que está instalada é mesmo da loja onde você comprou o aparelho. Para isso, abra o app “Settings”, role a tela até o final e toque em “About phone”.

Em “MIUI version” atente para as letras que estão entre parênteses após o número da versão. Se o penúltimo par de letras for “CN”, isso indica que uma ROM Shop está instalada. No entanto, se o penúltimo par de letras for “MI”, então você tem uma ROM Global estável instalada. Em nosso caso, o penúltimo par de letras é “CN”, portanto, será necessário fazer a troca.

Verifique o tipo de ROM que está instalada em seu Redmi 4 Pro (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Verifique o tipo de ROM que está instalada em seu Redmi 4 Pro (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. O próximo passo será baixar a ROM Global direto do site da Xiaomi. Para isso, acesse essa página (http://en.miui.com/extra.php?mod=rom/download) e clique na imagem do Redmi 4 Prime. Você será levado para a página de download. Clique em “Download Full ROM” e espere os 1,4 GB serem baixados em seu computador.

Note que a versão da ROM é a V8.1.2.0.MBEMIDI (MIUI8). Ou seja, o penúltimo par de letras é “MI”, mostrando assim que esta é mesmo uma ROM Global da Xiaomi.

Baixando a ROM Global do site oficial da Xiaomi (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Baixando a ROM Global do site oficial da Xiaomi para o Redmi 4 Pro (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Conecte o Redmi 4 Pro no computador por meio do cabo USB.

Conecte o Redmi 4 Pro ao computador pela porta USB (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Conecte o Redmi 4 Pro ao computador pela porta USB (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. Troque o modo carregamento para o modo de transferência de arquivos. Para isso, arraste o dedo da parte superior da tela para baixo, mostrando, assim, a cortina de notificações. Toque em “USB for charging” e depois toque em “Transfer files (MTP)”. Agora o seu Redmi 4 Pro está pronto para receber a nova ROM.

Altere o Modo de Carregamento para o Modo de Transferência (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Altere o Modo de Carregamento para o Modo de Transferência no Redmi 4 Pro (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 5. Abra o Windows Explorer e clique duas vezes em “Redmi 4” para abrir a pasta raiz do celular. Então, copie a ROM que você acabou de baixar para a pasta raiz do Redmi 4 Pro. Não é necessário descompactar a pasta.

Copiando a ROM Global para a pasta raiz do Redmi 4 Pro (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Copiando a ROM Global para a pasta raiz do Redmi 4 Pro (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 6. Depois que você copiar a ROM Global para a pasta raiz do Redmi 4 Pro, abra a pasta “Tools” no celular e toque em “Updater”.

Abrindo o aplicativo Updater (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Abrindo o aplicativo Updater no Redmi 4 Pro (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 7. Nesta tela, toque nos três pontinhos localizados no canto superior direito e, no menu que surgir, toque em “Choose update package”.

Clique para escolher o pacote de atualização (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Clique para escolher o pacote de atualização para o Redmi 4 Pro (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 8. Selecione o arquivo zipado da ROM Global que você transferiu no passo 5 e toque em “Ok”.

Selecionando a ROM Global para atualização (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Selecionando a ROM Global para atualização no Redmi 4 Pro (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 9. Por fim, toque em “Erase and update” duas vezes para confirmar que você deseja apagar todo o conteúdo do smartphone e realizar a atualização.

Confirme a exclusão dos dados e a atualização (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Confirme a exclusão dos dados e a atualização no Redmi 4 Pro (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 10. Agora é só aguardar que a atualização seja feita. O processo todo demora entre 15 e 20 minutos. Certifique-se de colocar o celular para carregar, para não correr o risco do aparelho descarregar no meio do processo.

Aguarde a troca de ROM ser executada (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Aguarde a troca de ROM no Redmi 4 Pro ser executada (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Na próxima vez que o Redmi 4 Pro der boot, já será com a ROM Global instalada. Então, é só fazer as configurações normalmente e começar a usá-lo.

Quais as vantagens e desvantagens de importar um celular da China? Comente no Fórum do TechTudo.

saiba mais

Techtudo

Compartilhar