Como personalizar o ícone do seu pendrive no Windows

7

Os pendrives ainda são muito usados pelos usuários que preferem carregar seus arquivos no bolso, sem depender da Internet e da nuvem. É possível personalizar o seu dispositivo com um ícone diferente do padrão exibido pelo Windows— caso o computador tenha muitas unidades. Trata-se de uma boa forma de identificação, já que dificilmente alguém terá uma personalização igual. Confira como personalizar o ícone do seu pendrive no sistema operacional da Microsoft.

Desative temporariamente o teclado com um atalho no Windows

Mouse não funciona? Saiba como mover o cursor com o teclado no PC

Windows permite que usuário personalize o ícone do pendrive facilmente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows permite que usuário personalize o ícone do pendrive facilmente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como escolher um ícone para o seu pendrive

Para personalizar o ícone do seu pendrive, é necessário uma imagem no formato adequado: .ico. Caso não tenha alguma disponível, é possível encontrar diversos sites como o IconArchive (iconarchive.com), com opções gratuitas. Basta baixar e reservar para a próxima etapa.

Já usuários com experiência em programas de edição podem começar a criação do ícone de pendrive do zero. Algumas opções interessantes podem ser o Adobe Photoshop ou o CorelDraw. Neste caso, lembre-se de manter a imagem com um corte quadrado e de salvar o documento no formato adequado.

Usuário pode criar um ícone do zero ou baixar em sites gratuitamente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode criar um ícone do zero ou baixar em sites gratuitamente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como aplicar o ícone

Passo 1. Conecte o pendrive e abra a pasta dele no Windows Explorer;

Passo 2. É preciso que o Windows esteja exibindo as extensões do arquivo. Para ativar, toque na guia Exibir e selecione “Extensões de nomes de arquivos”. Caso já esteja ativado, pule para a etapa seguinte;

Ative a exibição de arquivos ocultos no Windows Explorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Ative a exibição de arquivos ocultos no Windows Explorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Clique com o botão direito, aponte para “Novo” e selecione documento de texto;

Crie novo documento de texto no Windows Explorer para personalizar ícone (Foto:: Reprodução/Elson de Souza)Crie novo documento de texto no Windows Explorer para personalizar ícone (Foto:: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Nomeie o novo arquivo como “autorun.inf” e pressione “Enter”. Caso haja alguma janela de aviso, confirme a operação;

Confirme a renomeação do arquivo para autorun.inf (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Confirme a renomeação do arquivo para autorun.inf (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 5. Cole o ícone de imagens na pasta;

Passo 6. De um duplo clique no arquivo “autorun.inf” e digite o seguinte comando, alterando a parte em negrito:

[Autorun]
Icon=nomedoarquivo.ico
Label=nome de exibição do pendrive

Digite o nome do arquivo do ícone e do pendrive no bloco de notas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Digite o nome do arquivo do ícone e do pendrive no bloco de notas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Observação. Em “Icon”, digite o nome do arquivo do ícone do pendrive. No nosso caso sera “icone.ico”. Já em “Label”, digite o nome que você quer que o dispositivo tenha;

Passo 7. Ainda no bloco de notas, clique em “Arquivo” e “Salvar para guardar as alterações”. Por fim, feche o aplicativo;

Salve o bloco de notas para guardar as alterações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Salve o bloco de notas para guardar as alterações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Selecione os dois arquivos do pendrive no Explorer, clique com o botão direito e escolha a opção “Propriedades”;

Selecione os arquivos e clique em propriedades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione os arquivos e clique em propriedades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 9. Na guia “Geral”, selecione “Oculto” e depois clique em “Aplicar”, seguido de “OK”. Isso evitará que os arquivos sejam apagados por acidente;

Selecione a opção de ocultar arquivo e toque em aplicar seguido de OK (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione a opção de ocultar arquivo e toque em aplicar seguido de OK (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 10. Agora, basta desconectar e reconectar novamente o pendrive para que o Windows use o novo ícone.

Windows mostra novo ícone de pendrive personalizado pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows mostra novo ícone de pendrive personalizado pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você terá um ícone personalizado para o seu pendrive. Se quiser reverter a mudança, basta abrir a pasta dele no Explorer, exibir os arquivos ocultos e deletar o autorun.inf e o ícone.

Via Windows Central

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

saiba mais

 

Techtudo

Compartilhar