Detran inicia operação de fim de ano com ações de fiscalização e educação

48
A operação de fim de ano do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vai reforçar ações de fiscalização e educação em balneários e municípios paraenses. Com início nesta terça-feira, 27, a Operação Fim de Ano 2016 seguirá até o dia 3 de janeiro, com o efetivo de 158 agentes de fiscalização e 30 de educação, além do apoio de 30 viaturas e 20 motocicletas.
A Diretoria Técnica e Operacional (DTO) do Detran escalou para o trabalho equipes das Coordenadorias de Educação e Fiscalização que realizarão a segurança viária durante os festejos do réveillon. “Nossos esforços visam garantir a segurança viária da população durante o deslocamento para as cidades do interior do Estado e também no retorno. Montamos um planejamento que foca a fiscalização e prevenção com equipes de educação no trânsito atuando no sentido de orientar e informar o cidadão”, frisa o diretor técnico e operacional do órgão, Walmero Costa.
O raio de ação dos agentes de fiscalização abrangerá 13 municípios: Belém (Mosqueiro e Outeiro), Salinópolis, Soure, Bragança, Marapanim, Marudá, Conceição do Araguaia, Tucuruí, Barcarena, Marabá, Redenção, Itaituba e Castanhal; além das cidades em que a instituição mantém agências (as Ciretrans).
Ocorrências como congestionamento nas vias de acesso às praias, acidentes em decorrência do cometimento de infrações, consumo de bebidas alcoólicas combinada à direção veicular, utilização de motocicletas para cometimento de crime receberão atenção especial.
Conscientização – O efetivo da Coordenadoria de Educação atuará realizando abordagens nas PA’s de acesso a Salinópolis, Mosqueiro, Marapanim e Bragança, informando sobre as regras de trânsito e os cuidados durante a viagem. Também realizará atividades educativas dentro dos municípios como vias urbanas, praças, praias e mercados. Nas PA’s, o trabalho ganha o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e de órgãos de trânsito municipal.
“É um trabalho de prevenção, com a finalidade de orientar o cidadão sobre práticas que contribuem para a sua segurança e de seus familiares. Vamos trabalhar realizando blitz educativa em pontos estratégicos das localidades, reforçando conteúdos educativos voltados a pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores”, afirma o coordenador de Educação, Valdemir Monteiro.

Socel News

Compartilhar