Cinco aplicativos grátis de antivírus para iPhone

2

A Apple gosta de dizer que usuários de iPhone não precisam se preocupar com vírus no celular. No entanto, aplicativos de antivírus são importantes para garantir uma camada extra de proteção contra programas e sites mal intencionados.

Há algumas boas opções gratuitas para iOS, desenvolvidas pelas principais empresas de segurança digital do mundo, e que não consomem tanto espaço da memória. Veja, na lista abaixo, cinco apps grátis que podem manter o seu smartphone protegido sem ocupar muito espaço de armazenamento.

WhatsEspião: golpe no WhatsApp promete revelar com quem os amigos conversam

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1) McAfee Mobile Security (19,2 MB)

OMcAfee Mobile Security é o app mais leve da lista, mas não é exatamente um antivírus. Para proteger os dados do usuário, o programa oferece um cofre virtual para bloquear arquivos sigilosos com senha, e usa a câmera para flagrar invasores. Além disso, facilita a localização do iPhone perdido por meio do GPS e faz backup de fotos e outros itens salvos no cofre no iCloud.

Para usar esses recursos, o usuário deve somente cadastrar um PIN de seis dígitos e travar o app. Dessa maneira, mesmo que um criminoso consiga invadir seu aparelho, não terá acesso a parte dos arquivos que você preferiu guardar no cofre.

2) Avira (20 MB)

Avira para iPhone protege seu e-mail (Foto: Divulgação/Avira)Avira para iPhone protege seu e-mail (Foto: Divulgação/Avira)

O antivírus Avira Free Mobile Security para iPhone (iOS) é um app que mantém o usuário seguro ao monitorar ativamente o seu e-mail em busca de links e anexos potencialmente perigosos. O aplicativo mantém uma base de dados de alertas de invasão a servidores, e o avisa se a caixa de correio de algum contato foi comprometida. Assim, você evita abrir mensagens que podem ser de hackers.

A interface é simples e o programa oferece também um gestor de memória e localizador de dispositivo, que pode trabalhar em conjunto com o Find My iPhone em caso de perda ou roubo.

3) Avast SecureMe (48,8 MB)

Avast diz se o roteador é seguro (Foto: Divulgação/Avast)Avast diz se o roteador é seguro (Foto: Divulgação/Avast)

O famoso antivírus Avast tem versão para iPhone chamada Avast SecureMe. O aplicativo rastreia o seu roteador e avisa se houver invasão, para garantir que o iPhone não seja também infectado. Além disso, o app tem função VPN para criar redes seguras em locais públicos, como no Wi-Fi aberto do café ou do shopping perto de casa.

Seu uso é simples, pois só requer pressionar um botão para escanear uma rede qualquer. Um alerta na tela informa se a conexão é segura ou não.

4) Lookout (51 MB)

Lookout protege contra malware e encontra iPhone perdido (Foto: Divulgação/Lookout)Lookout protege contra malware e encontra iPhone perdido (Foto: Divulgação/Lookout)

O Lookout é um dos melhores apps de segurança para iPhone e iPad porque, além de escanear os dispositivos em busca de ameaças de acordo com uma base de dados de malware, permite localizar os aparelhos facilmente no mapa. Com ajuda do Apple Watch, é possível fazer o celular tocar e saber a distância exata até ele.

Além disso, o Lookout tem ferramenta própria de backup de contatos e fotos, caso você não queira lançar mão somente do iCloud. Ainda assim, o app é leve, pesando pouco mais de 50 MB.

5) Trend Micro Mobile Security (105 MB)

Trend Micro é canivete suíço para iOS (Foto: Divulgação/Trend Micro)Trend Micro é canivete suíço para iOS (Foto: Divulgação/Trend Micro)

Trend Micro Mobile Security & Antivirus é limitado na versão grátis, mas oferece o maior conjunto de vantagens entre os apps da lista se você optar por um plano de assinatura. O programa protege o celular contra links de pishing, tem navegador mais seguro, bloqueador de anúncios e modo seguro para crianças.

O programa ainda promete manter seus dados seguros ao navegar por redes sociais e traz ferramentas de localização do dispositivo por meio do GPS e até conexão a redes Wi-Fi. Tudo isso resulta em um app relativamente pesado, com pouco mais de 100 MB.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

saiba mais

 

Techtudo

Compartilhar