Como remover a opção “Desinstalar” no menu iniciar do Windows 10

59

O Windows 10 adicionou uma opção para desinstalar aplicativos, que aparece ao clicar com o botão direito do mouse em um app no menu iniciar. Embora seja útil, esse recurso pode levar o usuário a desinstalar programas acidentalmente. E, em computadores que são usados por mais de um uma pessoa, isso pode se tornar um problema quando alguém resolver utilizar essa opção para desinstalar programas, sem que os outros saibam.

Como alterar a pasta padrão dos downloads do Windows 10

Para evitar problemas, confira, no tutorial abaixo, como desativar a opção “Desinstalar” no menu iniciar do Windows 10.

Descubra como remover a opção Desinstalar no menu iniciar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como remover a opção “Desinstalar” no menu iniciar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Execute o Editor de Registro do Windows. Para isso, pressione as teclas Windows + R simultaneamente.

Na pequena janela que aparece, digite regedit e tecle enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim”, para autorizar a execução;

Acessando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave HKEY_CURRENT_USERSoftwarePoliciesMicrosoftWindows;

Acessando HKEY_CURRENT_USERSoftwarePoliciesMicrosoftWindows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando “HKEY_CURRENT_USERSoftwarePoliciesMicrosoftWindows” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com a chave Windows selecionada, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia do quadro do lado direito da janela do editor. No menu exibido, clique em “Novo” e depois em “Chave”;

Criando uma nova chave no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando uma nova chave no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois de criar a chave, coloque a palavra Explorer, no lugar do nome padrão, e tecle Enter para confirmar;

Renomeando a chave criada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Renomeando a chave criada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Com a chave Explorer selecionada, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia do quadro direito. No menu exibido, clique em Novo e depois em Valor DWORD (32-bits);

Criando um novo valor no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando um novo valor no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Assim que o valor for criado, coloque a palavra NoUninstallFromStart, no lugar do nome padrão, e tecle Enter para confirmar;

Renomeando o valor criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Renomeando o valor criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Em seguida, dê um clique duplo no novo valor para poder editá-lo. Quando a janela de edição aparecer, mude o valor do campo Dados do valor para 1 e depois confirme, clicando no botão “OK”;

Configurando o valor para desativar a opção Desinstalar do menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando o valor para desativar a opção “Desinstalar” do menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Feche o editor de registro e reinicie o computador. Depois de reiniciar, você já poderá clicar com o botão direito do mouse sobre um item do menu Iniciar e verá que a opção “Desinstalar” já não aparece mais.

Menu Iniciar sem a opção Desinstalar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Menu Iniciar sem a opção “Desinstalar” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que essa opção foi removida, você já pode usar seu sistema mais tranquilo.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

saiba mais

Techtudo

Compartilhar