Snapchat torna mais fácil criar geofiltros com templates prontos

5

O Snapchat agora oferece templates prontos para montar seus geofiltros personalizados pelo computador. O recurso foi liberado para os usuários na última terça-feira (30) e permite que clientes pagos On-Demand projetem seus geofiltros de forma mais prática. Por enquanto estão disponíveis três temáticas: “aniversário”, “celebrações” e “casamento”. Até os usuários brasileiros já podem acessar a nova seção com templates já montados em português. É possível customizar online as cores, adicionar textos, novas imagens e mais recursos na edição.

Snapchat exclui Facebook após rede social lançar Instagram Stories

Saiba como criar um geofiltro do Snapchat; vídeo

Antes do Snapchat liberar os templates prontos, o usuário precisava baixar um modelo com as medidas certas para programas como Photoshop ou Adobe Illustrator e dominar esses programas de edição de imagens para personalizar o seu próprio geofiltro. 

Snapchat adiciona templates prontos para geofiltros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Snapchat adiciona templates prontos para geofiltros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora basta acessar o site do Snapchat para personalizar, totalmente online, sem download, e, quando terminar, enviar o resultado. Por enquanto, a novidade está disponível para filtros On-Demand (pagos) e não para os modelos de “Comunidade” (gratuitos).

Preços de geofiltros do Snapchat

Para investir em um geofiltro On-Demand a área no mapa selecionada deve ter no mínimo 1.858,06 metros quadrados. Assim, o usuário pode focar na área que precisa aplicar o geofiltro e economizar, já que o preço é a partir de US$ 5 (cerca de R$ 16 em conversão direta) e o valor aumenta conforme o tamanho do espaço desejado para ver o filtro.

O preço do filtro geográfico muda conforme o tamanho da área (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O preço do filtro geográfico muda conforme o tamanho da área (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale lembrar que a marcação geográfica deve ter no máximo 464.515,20 metros quadrados. O preço, assim como o tamanho total escolhido pelo usuário, aparecem ao selecionar a área no mapa, no topo esquerdo da tela.

Conheça os templates

Em todos os itens o usuário pode mudar a paleta de cores dos elementos, adicionar ou remover textos personalizados, inserir imagens, datas e alterar a foto de fundo por uma disponível no template. Os textos e elementos fixos aparecem todos em inglês.

1) Happy Birthday

Em “Aniversário” é possível selecionar o plano de fundo de exemplo para ter uma ideia de como vai ficar o geofiltro, com imagem de amigos, animais, familiares, adicionando elementos como balões e outros detalhes. É indicado para surpreender amigos com a data especial e deixar as fotos mais divertidas.

Template de aniversário do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Template de aniversário do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Celebrate 

Na categoria “Celebrações” o clima é de festa e pode ser usado para diversas ocasiões sem um tema específico, como reunir os amigos em churrascos, jogos, formaturas, eventos musicais e mais.

Template de celebração do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Template de celebração do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Wedding 

Em “Casamentos” a ideia é celebrar a data especial dos noivos. Estão disponíveis planos de fundo, de exemplo, com uniões de pessoas de diferentes culturas, estilos e cenários. Alguns elementos são fixos, como tarjas, enfeites e flores no geofiltro.

Template de casamento do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Template de casamento do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como fazer?

É possível fazer um geofiltro de “Comunidade” no app. Mas para conhecer os templates é necessário acessar o site do Snapchat e iniciar um filtro geográfico On-Demand (snapchat.com/on-demand), fazendo o login na sua conta.

Passo 1. Na tela inicial de edição, selecione o botão “Desenhar” na opção “Criar online”;

Inicie a criação online de seus filtros geográficos no Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a criação online de seus filtros geográficos no Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na segunda etapa, escolha a ocasião do evento dentre as temáticas disponíveis para os templates, com aniversário, celebrações e casamento;

Selecione o tipo de ocasião para o filtro geográfico do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o tipo de ocasião para o filtro geográfico do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em seguida escolha o estilo do template, com elementos e formatos, à esquerda. Na direita estão as ferramentas de edição para adicionar texto, mudar as cores e visualizar imagens de fundo (ou deixar transparente, como seria o filtro). Personalize como preferir e confirme em Próximo;

Personalize o seu geofiltro no template do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize o seu geofiltro no template do Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Logo depois é preciso selecionar as datas de início e fim do tempo em que o filtro geográfico estará disponível no Snapchat. Confirme em “Próximo”;

Adicione a data do geofiltro no Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione a data do geofiltro no Snapchat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. No botão “Desenhar cerca” o usuário seleciona a área de aplicação do filtro geográfico On-Demand. Para isso, vá clicando para formar pontos e feche a área: será marcada em verde. No topo esquerdo da tela estarão o preço total e o tamanho da área. Confirme em “Próximo”;

Selecione a área no mapa e observe o preço total (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a área no mapa e observe o preço total (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Ao final você poderá ver um resumo do geofiltro, com preço, área de cobertura, datas, pré-visualização do geofiltro em fundo transparente e mais dados. Confirme o pagamento adicionando dados pessoais e financeiros. Antes de enviar, concorde com os termos de serviço do Snapchat.

Confirme os dados do filtro geográfico e conclua o pagamento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confirme os dados do filtro geográfico e conclua o pagamento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como descobrir quem visitou meu Facebook? Troque várias dicas no Fórum TechTudo.

saiba mais

 

 

Techtudo

Compartilhar