Ganhe espaço em disco no Mac apagando os arquivos de ditado

71

O recurso de ditado permite que você fale para digitar o texto no seu Mac OS X. Ele vem embutido no sistema operacional, e tudo que você precisa fazer é ativá-lo a partir das Preferências do Sistema. Uma vez que é ativado, de qualquer lugar no seu Mac que você pode inserir texto, basta pressionar a tecla “Fn” duas vezes em seu teclado. Se você usar o recurso, isso é ótimo. Mas, se você não usa, então seu sistema pode estar sendo ocupado por grandes arquivos sem utilidade. Por isso, para ganhar mais espaço em disco, você deve desativar o recurso e excluir os arquivos grandes que tenham sido baixados. Parece complicado? Nem tanto. Veja como fazer.

Oito dicas para o Launchpad do Mac OS X

macos (Foto: macos)Truque libera espaço no Mac OS X (Foto: macos)

Desativando o recurso Ditado em um Mac

Para desativar o recurso Ditado, basta fazer o seguinte:

Passo 1. Clique no ícone da maçã na barra de menu e depois na opção “Preferências do Sistema”. Alternativamente, você também pode usar o ícone da engrenagem, que fica na Dock do sistema;

Executando as Preferências do Sistema no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando as Preferências do Sistema no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de “Preferências do Sistema”, clique na opção “Ditado e Fala”;

Acessando a opção Ditado e Fala nas Preferências do Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção “Ditado e Fala” nas Preferências do Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3.  Em “Ditado e Fala”, clique na guia “Ditado”. Agora, para desativar o recurso Ditado, você deve clicar na opção “Inativo”;

Desativando o recurso Ditado no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando o recurso Ditado no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Excluindo o avançado ficheiros de ditado em um Mac

Com o recurso Ditado desativado, é hora de apagar os arquivo de linguagem. Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Vá para a área de trabalho do seu Mac de modo e clique em uma área vazia dela. Clique no menu “Ir” do painel superior, e selecione a opção “Ir para Pasta…”

Acessando a opção Ir para Pasta... (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção “Ir para Pasta…” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na pequena janela que aparece, clique na caixa de texto abaixo de “Ir para a pasta:” e digite o seguinte endereço:

/System/Library/Speech/Recognizers/SpeechRecognitionCoreLanguage

Depois, clique no botão “Ir”;

Entrando com o endereço da pasta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Entrando com o endereço da pasta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Quando aparecer um janela do Finder com o conteúdo da pasta, selecione todas as pastas que estão dentro dela. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a seleção, para exibir o menu de contexto. Para excluir essas pastas, clique na opção “Mover para o Lixo”.

Apagando todas as pastas dentro da pasta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Apagando todas as pastas dentro da pasta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Feito tudo isso, você verá que seu sistema estará com mais espaço em disco, que pode ser usado pra fazer algo mais útil como guardar seus documentos pessoais.

O que é melhor: notebook, ultrabook, Macbook? Comente no Fórum TechTudo.

saiba mais

 

Techtudo

Compartilhar