Como instalar versões antigas de aplicativos no iPhone ou iPad

10

As novas versões do iOS nem sempre agradam a todos os usuários de iPhone ou iPad. A atualização do sistema da Apple pode passar a exigir configurações que os dispositivos não conseguem acompanhar.

iPhone completa nove anos: veja o que mudou desde o primeiro até os atuais

Com isso, ao tentar instalar alguns apps, o processo não inicia ou é interrompido. Há, porém, uma maneira de resolver isso e instalar versões antigas de aplicativos no iPhone, iPad ou iPod. Veja como fazer isso no tutorial abaixo, útil principalmente para quem tem um dispositivo com iOS antigo, mas não quer abrir mão de certos apps. 

Adquirindo o app no iTunes do PC ou Mac

Para conseguir instalar um aplicativo que requer sistema mais recente, é necessário forçar a instalação de uma versão compatível com iOS usada no dispositivo. O primeiro passo para isso é baixar o app via iTunes no PC ou Mac, pois o programa faz o download sem checar a versão do sistema em que o aplicativo está instalado.

iPhone 6 dificilmente trava e tem bom desempenho (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: iPhone 6 dificilmente trava e tem bom desempenho (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Como instalar versões antigas de aplicativos no iPhone ou iPad (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Execute o iTunes no PC. Clique dentro da caixa de busca do programa e digite o nome do app que você quer instalar. Se necessário, marque a opção “iTunes Store”, para que a busca seja feita apenas na loja de apps da Apple. Aperte a tecla Enter para iniciar a busca.

Pesquisando um app no iTunes no PC ou Mac (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando um app no iTunes no PC ou Mac (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Quando o programa aparecer no resultado da busca, clique nele. Já com a tela de informações do app na tela, clique no botão “Obter” ou “Comprar”, dependendo se o aplicativo é pago ou gratuito.

Obtendo o app no iTunes (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Obtendo o app no iTunes (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na pequena janela que será exibida, entre com os dados do seu ID Apple e clique no botão “Obter” (ou “Comprar”), para autorizar a instalação dele.

Autorizando a instalação do app no iTunes (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a instalação do app no iTunes (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Instalando um versão antiga do app no iPhone, iPod Touch ou iPad

Agora que o app já foi adquirido, é hora de instalar no dispositivo com iOS. Veja como fazer.

Passo 4. Na tela do iPhone, iPod Touch ou iPad, acesse a App Store.

Acessando a App Store no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a App Store no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Dentro da App Store, toque na guia “Compras”.

Acessando a guia Compras da App Store (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a guia “Compras” da App Store (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Se necessário, faça uma busca pelo aplicativo e aguarde até ele aparecer na guia “Compras”. Para instalar o app no iPhone, toque no ícone da nuvem que fica ao lado dele.

Localizando e instalando o app comprado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Localizando e instalando o app comprado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Ao iniciar a instalação, o iOS avisará que o app requer um sistema mais recente e que é possível instalar a última versão compatível com seu sistema. Confirme tocando em “Baixar”.

Confirmando a instalação da versão antiga do app (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a instalação da versão antiga do app (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A partir de agora, você já tem uma versão antiga do app instalado no seu dispostivo, e pode usá-lo normalmente, sem precisar atualizar para a versão mais recente do iOS.

Os iPhones novos são tão bons como os antigos? Comente no Fórum TechTudo.

saiba mais

Techtudo

Compartilhar